Ano XIII

JORNAL VIRTUAL NORTE

3ª. semana de março de 2.020 - Ano XIII - Número 603 - www.jornalvirtualnorte.com.br


Edição
fechada
às 07h17

NÃO SAIAM DE CASA

Evitem ao máximo sair de casa. Principalmente, os mais velhos

Muda Brasil

Não compre sem
NOTA FISCAL.
O prejudicado é você!

Imposto de Renda

Cuidados Especiais
na hora de declarar.

SHOPPING FECHADOS

Comércio também
entra na quarentena.
Serviços não

Quarentena - as medidas
tomadas pelos Governos:
Federal, Estadual e
Municipal de SP.


Edições Anteriores

2ª/mar. 1ª/mar. 4ª/fev. 3ª/fev. 2ª/fev. 1ª/fev. 5ª/jan. 4ª/jan.

Links de Utilidade Pública:    Prefeitura SP    Receita Federal    Nota Fiscal Paulista    Governo SP


Editorial

Página 2 - Jornal Virtual Norte


Esta semana foi uma das mais difíceis desde nossa fundação.
Tínhamos duas opções: não fazer as edições nestas semanas de quarentena ou editar matérias que ajudassem a população a ter conhecimento real das notícias verdadeiras e oficiais, que são publicadas nos releases governamentais.

Para evitar os palanques políticos de governantes que não perdem a oportunidade de abrir espaços na mídia (estamos em ano eleitoral), retiramos dos textos editados os nomes dos gestores e seus devidos secretários, mantendo apenas os responsáveis pelos governos nos títulos oficiais.
Chamamos a atenção, também, para medidas que não têm aplicação imediata, caso das vacinas em farmácias e dos remédios de alto custo.
Lamentamos, no caso do governo estadual, a continuidade de parcerias com o setor privado, sem a apresentação de seu custo financeiro.

Que Deus nos proteja!

AGENDA


Shoppings
Center Norte, Lar Center, Santana Parque e Metrô Tucuruvi - fechados. (veja comunicados)


Aulas suspensas
A partir de 2ª.-feira (23/03) nas escolas municipais e estaduais.
Registrando

QUARENTENA

A partir desta semana estaremos publicando matérias editadas e resumidas das providências tomadas oficialmente pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Aproveitamos também, para opinarmos sobre os cuidados necessários para superarmos este período.


CORONAVÍRUS
No Brasil 621 casos confirmados e milhares de suspeitos.

Edição: Jornal Virtual Norte®
V. Medeiros - São Paulo - SP - Brasil
Fone: 11 2986-8975
Diretor responsável: J. S. de Morais
https://www.jornalvirtualnorte.com.br

Siga o Jornal Virtual Norte no Twitter
Utilidade Pública todos os dias
Acesse

JORNAL VIRTUAL NORTE

no FACEBOOK

Acesse


Coronavírus

Página 3 - Jornal Virtual Norte

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são:

Febre baixa
Tosse
Coriza
Dor de garganta
Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar
Histórico de viagem (14 dias antes do início dos sintomas) ou contato com caso suspeito para coronavírus.

Se você tiver estes sintomas, procure atendimento médico.



Praças de Atendimento das Regionais da Prefeitura

"FECHADAS" para atendimento presencial.
Segundo a Assessoria de Imprensa da V. Maria e V. Guilherme, atendimentos podem ser agendados pelo telefone 156. Obs.: para todas as Regionais.


TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - suspende expediente em todas suas unidades.

Parques municipais e estaduais são fechados.

Denatran - Deliberação 185 de 19/03 Dispõe sobre a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Renovação de CNH e Licenciamentos.
Shopping Center Norte e Lar Center

“"Os Shoppings Center Norte e Lar Center informam que suspendem suas atividades a partir desta quinta-feira, 19.03, até 30.04. Essa decisão tem como objetivo contribuir para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus, preservação da saúde e segurança de todos.
Algumas operações específicas e essenciais para o bem-estar das pessoas, como farmácia e supermercado, poderão funcionar em horários alternativos. Os empreendimentos ressaltam que continuarão acompanhando as atualizações referentes ao tema e a seguir as orientações dos órgãos competentes em relação à operação de seus negócios, bem como as recomendações da associação que representa o setor." CDI Comunicação


Santana Parque Shopping

Atento aos desdobramentos dos casos de coronavírus pelo país, o Santana Parque Shopping suspendeu temporariamente as atividades, no dia 19/03, enquanto o decreto estiver em vigor. Ficarão mantidos os acessos à população apenas às farmácias e supermercados. Operações de delivery de alimentação funcionarão normalmente.
Máxima Assessoria de Imprensa


Shopping Metrô Tucuruvi

Até o fechamento desta edição, não conseguimos contato com o Shopping e sua Assessoria de Imprensa a Dix Conteúdo.

Coronavírus

Página 4 - Jornal Virtual Norte

Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Federal, Estadual e Municipal de SP

Os textos são oficiais, devidamente editados pela Redação

Prefeitura SP (Fonte Secom)
Prefeito Bruno Covas

- Interrompe funcionamento de estabelecimentos comerciais

Decreto assinado em 18/3 pelo prefeito, veda o funcionamento do comércio na cidade para atendimento presencial a partir de sexta-feira, dia 20 de março. Fica autorizada apenas a manutenção dos serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares.
Ficam isentos da medida estabelecimentos como farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e feiras livres; lojas de conveniência, de venda de alimentação para animais, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis.
Critérios: intensificar ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos clientes, e além de manter espaçamento mínimo de 1 metro entre mesas (para restaurantes e lanchonetes).
Cabe às subprefeituras, suspender os Termos de Permissão de Uso (TPUs) de profissionais autônomos localizados em áreas de grande concentração de ambulantes.
Redação: prestação de serviços permitidos.

- Liberada a circulação em período integral de veículos de carga de algumas categorias

A PMSP informa que está liberada, a partir desta quinta-feira (19), a circulação em período integral, por tempo indeterminado, dos veículos de carga leve.

- Situação de Emergência: adota medidas para evitar disseminação do coronavírus

Por meio do Decreto, declarou situação de emergência no município desde terça-feira (17). O documento foi publicado no Diário Oficial no dia 19 e vigorará enquanto durar a situação de emergência, nos termos da Lei nº 13.979, de 2020.
As medidas adotadas são as seguintes:
I - poderão ser requisitados bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa;
II - nos termos do art. 24, da Lei nº 8.666, fica autorizada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência.
Os titulares dos órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações com unidades de atendimento ao público, resguardada a manutenção integral dos serviços essenciais, deverão avaliar a possibilidade de suspensão, redução ou alteração dos serviços, implementando novas condições e restrições temporárias na prestação e acesso. (cont.)


Coronavírus

Página 5 - Jornal Virtual Norte

Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Municipal, Estadual e Governo Federal (cont.)

- Servidores serão autorizados a trabalhar em regime de home office

Medida não será aplicada aos servidores lotados em unidades que prestem serviços essenciais.
Os servidores maiores de 60 anos, gestantes, além dos que regressaram recentemente de viagens internacionais e dos servidores expostos a qualquer doença ou outra condição serão autorizados a trabalhar em regime de teletrabalho.

- Coronavírus: Quando devo procurar uma unidade de saúde?

Conheça os principais sintomas da doença e saiba como se prevenir. Recomendação é para a população não procurar imediatamente hospitais e prontos-socorros

Você sabia que postos de saúde são a porta de entrada para o cidadão? Quem apresenta os sintomas do vírus pode procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, deixando a rede de emergência (como hospitais
e prontos-socorros) apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, que são as pessoas com idade a partir de 60 anos e os portadores de doenças crônicas graves.
Estudos indicam que 90% dos casos de Covid-19 (Coronavírus) são mais leves, como os de um resfriado ou uma gripe, e podem ser consultados nos postos de saúde.

- Prefeitura de SP suspende eventos públicos e promove interrupção gradual das aulas

Pais tiveram uma semana para se adequar à paralisação preventiva das aulas. Clubes municipais e atividades culturais também estão suspensas.


DO GOVERNO DO ESTADO (Fonte: Governo SP)
Governador João Doria

Estado recomenda fechamento de shoppings e academias da Grande SP até o fim de abril

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) uma recomendação para que todos os shoppings e academias dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo fiquem fechados até 30 de abril. A medida visa proteger a população do contágio pelo novo coronavírus, evitando a aglomeração de pessoas em locais fechados durante a pandemia.
A paralisação das atividades não se estende a estabelecimentos do interior e do litoral do Estado. (cont.)

Coronavírus

Página 6 - Jornal Virtual Norte

Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Municipal, Estadual e Governo Federal (cont.)

DO GOVERNO DO ESTADO (cont.)

- Governo de SP faz parceria inédita para vacinação gratuita em farmácias privadas

O Governador e seus secretários anunciaram, nesta quarta-feira (18), o projeto de implementar a vacinação gratuita contra a influenza em mil unidades da rede privada de farmácias e drogarias da capital, podendo ser estendida aos demais municípios do Estado (aguarda autorização da Anvisa).

- SP amplia suprimento em farmácia de alto custo para proteger pacientes vulneráveis

O Governador de SP anunciou nesta quarta-feira (18) reforço nas medidas da área da Saúde para prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. A principal iniciativa é ampliar o suprimento de medicamentos entregues pelas chamadas farmácias de alto custo a pacientes que precisam de medicamentos especializados. Aguarda providências de estoque

- SP faz parceria com operadoras de celular para divulgar informações sobre o coronavírus

O Governador de SP anunciou nesta quarta-feira (18) que selou uma parceria com operadoras de telefonia móvel para divulgar gratuitamente informações oficiais sobre o combate ao coronavírus. Os clientes da Vivo, Tim, Claro e Oi vão receber,
a partir de hoje, SMS com recomendações de prevenção à doença e de que a população deve buscar as informações corretas nos canais do Governo de São Paulo.

- SP dobra linha emergencial de crédito para proteger empresas durante pandemia

Comissão econômica anuncia R$ 500 milhões para beneficiar microempreendedores paulistas

O Governo anunciou nesta quarta-feira (18) a liberação de R$ 500 milhões para aquecer a economia do Estado no enfrentamento ao coronavírus (COVID-19).

- Governo de SP anuncia suspensão de aulas e eventos com mais de 500 pessoas

O Governador confirmou, nesta sexta-feira (13), que São Paulo vai intensificar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda-feira (23), o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde. (cont.)

 

JORNAL VIRTUAL NORTE®

WhatsApp (11) 96068-4766

Opiniões, Sugestões e Reclamações:
deixe seu recado. Obrigado


Coronavírus / Dinheiro

Página 7 - Jornal Virtual Norte

Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Municipal, Estadual e Governo Federal (cont.)

Governo Federal (Fonte: Planalto)
Presidente Jair Bolsonaro

- Presidente anuncia fechamento de fronteira com mais oito países para conter avanço do coronavírus

A partir desta quinta-feira (19), estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname não poderão entrar no Brasil por meio das fronteiras terrestres. A portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta restringe a entrada no País por 15 dias, prazo que pode ser prorrogado conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

- Presidente detalha ações do Governo Federal de enfrentamento ao coronavírus

Nesta quarta-feira (18), o presidente da República, Jair Bolsonaro, liderou entrevista coletiva com ministros de Estado para detalhar como cada pasta está atuando durante a emergência de saúde pública de importância internacional em decorrência do coronavírus (Covid-19). Logo no início do dia, o presidente encaminhou mensagem ao Congresso Nacional pedido de reconhecimento de estado de calamidade pública com efeitos até 31 de dezembro de 2020.

- Medidas provisórias - MP (Fonte: Planalto/Legislação)

MP 924 - Abre crédito de R$ 5 bilhões ao Ministério da Educação e da Saúde para enfrentamento da pandemia do Coronavírus
MP 925- Medidas emergenciais para o setor da aviação civil devido a pandemia mundial.



Divulgadas regras sobre a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2020)

Veja nas edições anteriores.

O prazo de envio
Iniciou às 8 horas do dia 2 de março e termina às 23h59min59s do dia 30 de abril de 2020.

Quem já entregou?

Já entregaram a Declaração, 5,8 milhões de contribuintes.

Atenção: Envio indisponível no período da 1 hora às 5 horas (funciona 20 horas por dia).




603 edições sem derrubar
uma única árvore

Jornal Virtual Norte ®
Ano XIII


Dinheiro

Página 8 - Jornal Virtual Norte



IPVA 2.020 - 3ª. Parcela

A Secretaria da Fazenda não manda mais boleto ou aviso de vencimento.
Pagamento direto nas Agências Bancárias com o número do Renavam.
Veja a tabela de vencimentos:

Chapa
Final
Venc.
9 23/03
0 24/03

Veículos: em março - 3ª. parcela (três parcelas)
Caminhões e ônibus 1ª. parcela em março ou cota única sem desconto em Abril (Fazenda/SP)


Renovação de CNH e Licenciamentos - Suspensa

Deliberação 185 de 19/03- Denatran
Dispõe sobre a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.
Redação: Nada sobre pagamento do IPVA.



Nota Fiscal Paulistana

PRÊMIO DE 1 MILHÃO DE REAIS

Saiu para a Vila Buarque o prêmio de R$ 1 milhão, da extração do dia 05 de março. O ganhador pediu uma nota de serviço pelo pagamento de mensalidade do ensino superior, não foi divulgado o valor.
O Bilhete premiado foi o de nº. 453.213. Concorreram 1.961.055 bilhetes. (Secom)


Água

Página 9 - Jornal Virtual Norte

SÃO PAULO NÃO TEM SÓ O SISTEMA CANTAREIRA

Nível das represas que abastecem SP

Represas nível Pluviometria no mês /
média hist. do mês
Guarapiranga 84,1% 40,6 / 153,7mm
Alto Cotia 102,3% 93,0 / 149,1
R. Grande (Billings) 93,0% 58,6 / 186,6
Rio Claro 100,0% 98,8 / 245,7
Tietê 90,4% 51,8 / 172,8
Cantareira 63,5% 59,1 / 178,8
Média do mês 88,88% 66,98mm / 181,1mm
Média de fevereiro 89,66% 290,63mm / 202,45mm
Média de janeiro 78,60% 206,75 / 251,58mm
Média de dezembro 72,75% 124,68 / 202,1mm
Média de novembro 74,23% 118,46 / 147,23mm
Média de outubro 76,21% 39,01 / 130,90mm
Fonte Sabesp - Dados de 20/03

Centro de Apoio ao Trabalhador - EMPREGOS



JORNAL VIRTUAL NORTE ®

ANO XIII


Telefones de Emergência
Pronto Socorro - 192
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil - 199
Polícia Civil - 147
Polícia Militar - 190
GCM - 153
Prefeitura - 156
Disque Denúncia - 181
Procon - 151
CET - 1188
SUGESTÃO
Salve nossa página em Favoritos e tenha acesso a vários LINKs de utilidade pública.

Curtas

Página 10 - Jornal Virtual Norte

Política de Publicidade

A nossa política de publicidade é fundamentada no respeito aos nossos leitores da internet, que acessam nossas páginas buscando informações regionalizadas (zona norte de São Paulo) de utilidade pública, lazer e esporte, e sempre que possível linkadas.
Por princípio editorial, não comercializamos página inteira e janelas de propaganda (pop-up). Nosso modelo de diagramação permite que 1/3 de nossas páginas internas possam ser ocupadas com mensagens publicitárias no sistema de cms de altura por colunas (4). Nossas edições são publicadas na internet às sextas-feiras e as edições anteriores são mantidas pelo período de 12 meses, inclusive os anúncios. Diferente de outras publicações, onde se utiliza: preço máximo por clique, preço mínimo, taxa de clique, número de vezes, ordem de inserção, aliados a dificuldade do anunciante visualizar seu próprio anúncio, tudo isto com pagamento adiantado, a nossa proposta é que nossos anunciantes sejam vistos sempre que a página for aberta na internet, com preços justos e acessíveis, e a serviço de nossa comunidade.
Fale conosco!

Cartas










Este espaço está reservado para você, internauta. Envie sua reclamação ou sugestão para WhatsApp 11 96068-4766
Ecopontos na região:

Vila Guilherme
R. José Bernardo Pinto,1.480
Vila Sabrina
Av. do Poeta, 931

Santana
Av. Zaki Narchi, alt. do 360

Horário de funcionamento das 8 às 17h.
de 2ª. a 6ª.-feira e aos sábados até as 15h.

Voltar para a 1ª página
BANCAS DE JORNAL

Não é permitido a reprodução de textos, fotos e vídeos sem autorização prévia. Obrigado.