Vacina
GRIPE

JORNAL VIRTUAL NORTE

4ª. semana de março de 2.020 - Ano XIII - Número 604 - www.jornalvirtualnorte.com.br


Edição
fechada
às 07h27

AS MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS

Idosos - sair só para tomar vacina contra gripe.

Muda Brasil

Não compre sem
NOTA FISCAL.
O prejudicado é você!

Imposto de Renda

Prorrogado o prazo
para entrega e pagamento -
Simples e MEIs.

Vacinas UBS

Vacinas para idosos
(60 anos ou +) e
trabalhadores da saúde.

Quarentena - as medidas
tomadas pelos Governos:
Federal, Estadual e
Municipal de SP.


Edições Anteriores

3ª/mar. 2ª/mar. 1ª/mar. 4ª/fev. 3ª/fev. 2ª/fev. 1ª/fev. 5ª/jan.

Links de Utilidade Pública:    Prefeitura SP    Receita Federal    Nota Fiscal Paulista    Governo SP


Editorial

Página 2 - Jornal Virtual Norte


Difícil ou quase impossível é decifrar tantas informações e contra informações desta pandemia.
Se não bastasse os desencontros de opinião da classe médica no Brasil, apresentadas pela mídia nacional, onde a maioria não tem isenção, em nível mundial a pandemia ultrapassa a linha da saúde e arrasa a economia, jogando todos no mesmo barco sem rumo.
São tantas informações absurdas que ficamos sem ter referência do que é real e do que é, praticamente impossível.
Começamos pela acusação sobre a responsabilidade da China em criar o vírus e espalhá-lo pelo mundo ocidental com interesses econômicos de superpotência. Esta versão poderia ser apenas um best seller, ou simplesmente o fracasso total das agências de espionagem do ocidente, entre elas a Americana, a Inglesa, a Israelense e outras.
Além da pandemia mundial, no Brasil temos mais um complicador: a disputa pelo poder. Aqueles que assaltaram o caixa das União, com desvios de trilhões de reais, insistem em desestabilizar o governo federal e, pior, ridicularizar a figura do Presidente da República.
Atualmente, Judiciário e Legislativo, poderes independentes da República, em conluio com a Imprensa, estão em guerra aberta contra 58 milhões de brasileiros que votaram para mudar o país.

AGENDA


VACINAS GRIPE
Idosos e pessoal da saúde
UBS - Unidade Básica de Saúde

Shoppings
Center Norte, Lar Center, Santana Parque e Metrô Tucuruvi (veja comunicados)


Aulas suspensas
A partir de 2ª.-feira (23/03) nas escolas municipais e estaduais.
Registrando

QUARENTENA

Desde a edição anterior, publicamos matérias editadas e resumidas das providências tomadas oficialmente pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Aproveitamos também, para opinarmos sobre os cuidados necessários para superarmos este período.


CORONAVÍRUS
No Brasil 3.017 casos confirmados, milhares de suspeitos e 92 mortes.

Edição: Jornal Virtual Norte®
V. Medeiros - São Paulo - SP - Brasil
Fone: 11 2986-8975
Diretor responsável: J. S. de Morais
https://www.jornalvirtualnorte.com.br

Siga o Jornal Virtual Norte no Twitter
Utilidade Pública todos os dias
Acesse

JORNAL VIRTUAL NORTE

no FACEBOOK

Acesse


Coronavírus

Página 3 - Jornal Virtual Norte

Coronavírus: Quando devo procurar uma unidade de saúde?


Conheça os principais sintomas da doença e saiba como se prevenir. Recomendação é para a população não procurar imediatamente hospitais e prontos-socorros

Você sabia que postos de saúde são a porta de entrada para o cidadão? Quem apresenta os sintomas do vírus pode procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, deixando a rede de emergência (como hospitais e prontos-socorros) apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, que são as pessoas com idade a partir de 60 anos e os portadores de doenças crônicas graves. (Secom)

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são:

Febre baixa
Tosse
Coriza
Dor de garganta
Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar
Histórico de viagem (14 dias antes do início dos sintomas) ou contato com caso suspeito para coronavírus.

Se você tiver estes sintomas, procure atendimento médico.
Shopping Center Norte e Lar Center

"Os Shoppings Center Norte e Lar Center informam que suspendem suas atividades a partir desta quinta-feira, 19.03, até 30.04. Essa decisão tem como objetivo contribuir para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus, preservação da saúde e segurança de todos.
Algumas operações específicas e essenciais para o bem-estar das pessoas, como farmácia e supermercado, poderão funcionar em horários alternativos. Os empreendimentos ressaltam que continuarão acompanhando as atualizações referentes ao tema e a seguir as orientações dos órgãos competentes em relação à operação de seus negócios, bem como as recomendações da associação que representa o setor." CDI Comunicação


Santana Parque Shopping

Atento aos desdobramentos dos casos de coronavírus pelo país, o Santana Parque Shopping suspendeu temporariamente as atividades, no dia 19/03, enquanto o decreto estiver em vigor. Ficarão mantidos os acessos à população apenas às farmácias e supermercados. Operações de delivery de alimentação funcionarão normalmente.
Máxima Assessoria de Imprensa


Shopping Metrô Tucuruvi

Veja Comunicado na pág 4.

Coronavírus

Página 4 - Jornal Virtual Norte

SHOPPING METRÔ TUCURUVI MUDA ROTINA PARA APOIAR O COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS

Shopping center suspende atividades seguindo orientação do Governo do Estado, redefine acesso ao metrô e terminais de ônibus e dá suporte em serviços essenciais

O Shopping Metrô Tucuruvi está comprometido com o combate à propagação da Covid-19 e suspendeu suas atividades, seguindo a orientação do Governo do Estado e dos especialistas em Saúde. A melhor prevenção é ficar em casa, evitando circulação e aglomerações de pessoas, por isso o shopping center adotou medidas para dar suporte à comunidade da Zona Norte e de quem usa o metrô Tucuruvi e os terminais de ônibus integrados ao complexo.
Para as pessoas que trabalham em serviços essenciais e precisam usar o transporte público, o shopping center liberou o acesso do Piso L2 para o metrô e do Piso L3 para o terminal de ônibus. O estacionamento está liberado para mensalistas que o utilizam para acessar o transporte público.
O shopping center dará suporte também em serviços essenciais. A Drogaria São Paulo e o Carrefour estão abertos para garantir o abastecimento de medicações e alimentos. A farmácia fica com as portas abertas entre 06h e 00h e o supermercado ganha horário ampliado, com funcionamento entre 6h e 23h. Mas fique atento: não faça estoque de produtos. Se cada um de nós comprar o necessário, não faltará nada para ninguém.
O serviço de saúde, como a clínica médica Cia da Consulta, segue operando parcialmente, portanto ligue antes de se deslocar para uma consulta mesmo que já esteja marcada.
É fundamental para a saúde de todos não termos deslocamentos desnecessários pela cidade nem espaços com concentração de pessoas - a distribuição de pacientes no decorrer do dia evita aglomerações.
A Praça de Alimentação está fechada, mas restaurantes estão fazendo entregas de lanches e refeições por aplicativos. Cheque no IFood e na Rappi que loja de sua preferência integra o serviço.
Ciente da sua importância para a circulação de pessoas que trabalham em serviços essenciais na cidade de São Paulo e não podem ficar em casa e do seu papel no abastecimento dos moradores da Zona Norte, o Shopping Metrô Tucuruvi adotou medidas que ampliam a segurança de quem precisam ir ao complexo.
DIX Conteúdo e Relacionamento
A rotina de limpeza geral foi intensificada nas áreas que estão com circulação aberta, também foi ampliada a rotina de higienização do sistema de ar condicionado e exaustão e caixas com álcool em gel 70% estão disponibilizadas em pontos distribuídos no shopping center. Mas é importante sempre reforçar as dicas de higiene pessoal para todos: lavar as mãos regularmente com água e sabão ou usar álcool em gel 70% para mantê-las sempre limpas, utilizar o antebraço para cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos, evitar proximidade com pessoas tossindo ou espirrando, mantendo a distância de 1 metro, e não compartilhar objetos de uso pessoal.
As autoridades divulgam o telefone 136 e o site do Ministério da Saúde - www.saude.gov.br/coronavirus para mais informações ou esclarecimentos sobre a prevenção ou sobre a doença. Não fique com dúvidas, informe-se.
Saúde é prioridade e o Shopping Metrô Tucuruvi está comprometido com a sociedade para vencer essa pandemia. O combate ao avanço do novo coronavírus é um esforço coletivo que depende do engajamento individual de todos.

Coronavírus

Página 5 - Jornal Virtual Norte

Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Municipal, Estadual e Federal

Os textos são oficiais, devidamente editados pela Redação

Prefeitura SP (Fonte Secom)
Prefeito Bruno Covas

Publicados na edição anterior:
- Interrompe funcionamento de estabelecimentos comerciais
Ficam isentos da medida estabelecimentos como farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e feiras livres; lojas de conveniência, de venda de alimentação para animais, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis.
- Liberada a circulação em período integral de veículos de carga de algumas categorias
- Situação de Emergência: adota medidas para evitar disseminação do coronavírus
- Servidores foram autorizados a trabalhar em regime de home office
- Prefeitura de SP suspende eventos públicos e promove interrupção gradual das aulas
- Praças de Atendimento das Regionais da Prefeitura
"FECHADAS" para atendimento presencial. Inform. fone 156

Nesta semana

- Quarentena: Prefeitura intensifica conscientização para cumprimento de medidas previstas em decreto - Equipes da Subprefeitura Sé percorreram mais de 60 km de vias vistoriando estabelecimentos
- Influenza: Prefeitura imuniza mais de 308 mil pessoas no segundo dia da campanha de vacinação Primeira etapa é exclusiva para idosos e profissionais da saúde;
- Prefeitura de São Paulo entrega na Alesp solicitação de reconhecimento de estado de calamidade pública Documento flexibiliza disposição do orçamento e metas pré-estabelecidas pelo município
- Coronavírus: Prefeitura investe R$ 1,1 bilhão na área da saúde Recursos serão destinados às ações de combate ao Covid-19. Administração municipal adquire mais 100 mil testes para detectar a doença.
- Prefeitura irá instalar dois mil leitos de baixa complexidade no Pacaembu e no Anhembi Objetivo é atender a população no combate ao coronavírus. Novos hospitais de campanha serão implementados em outras regiões da capital.


Coronavírus

Página 6 - Jornal Virtual Norte


Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Municipal, Estadual e Federal

DO GOVERNO DO ESTADO (Fonte: Governo SP)
Governador João Doria

Publicados na edição anterior:
- Estado recomenda fechamento de shoppings e academias da Grande SP até o fim de abril
- Governo de SP faz parceria inédita para vacinação gratuita em farmácias privadas
- SP amplia suprimento em farmácia de alto custo para proteger pacientes vulneráveis
- SP faz parceria com operadoras de celular para divulgar informações sobre o coronavírus
- SP dobra linha emergencial de crédito para proteger empresas durante pandemia - Comissão econômica anuncia R$ 500 milhões para beneficiar microempreendedores paulistas
- Governo de SP anuncia suspensão de aulas e eventos com mais de 500 pessoas


 

JORNAL VIRTUAL NORTE®

WhatsApp (11) 96068-4766

Opiniões, Sugestões e Reclamações:
deixe seu recado. Obrigado

Nesta semana


- Governadores decidem seguir OMS e manter isolamento social para combater o coronavírus João Doria e chefes de 25 unidades da Federação se reuniram em teleconferência com Rodrigo Maia.
- Governo de SP anuncia programa "Merenda em Casa" para 700 mil alunos - Medida emergencial vai liberar R$ 40,5 milhões por mês para alimentação de estudantes da rede estadual.
- Estado recebe R$ 96 milhões em doações para combate ao coronavírus - Governo cria canal de doações para recebimento de dinheiro, materiais e serviços do setor privado e sociedade civil.
- Tribunal de Justiça de São Paulo cassa liminares de bloqueio em rodovias do litoral,
- Doria determina quarentena em todo o estado de São Paulo - Medida entra em vigor no dia 24; comércio fecha até 7 de abril, exceto serviços essenciais.


TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - suspende expediente em todas suas unidades.
Poupatempo e Detran - Fechados.

Coronavírus

Página 7 - Jornal Virtual Norte

Divulgando as medidas tomadas pelo poder público: Municipal, Estadual e Federal

Governo Federal (Fonte: Planalto)
Presidente Jair Bolsonaro

Publicados na edição anterior:
- Presidente anuncia fechamento de fronteira com mais oito países para conter avanço do coronavírus.
- Presidente detalha ações do Governo Federal de enfrentamento ao coronavírus - Pedido de reconhecimento de estado de calamidade pública com efeitos até 31 de dezembro de 2020.
- Renovação de CNH e Licenciamentos = Denatran - Dispõe sobre a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos.

- Medidas provisórias - MP (Fonte: Planalto/Legislação)
MP 924 - Abre crédito de R$ 5 bilhões ao Ministério da Educação e da Saúde para enfrentamento da pandemia do Coronavírus.
MP 925- Medidas emergenciais para o setor da aviação civil devido a pandemia mundial.

Nesta semana

- Presidente determina serviços que não podem parar no País - Atividades essenciais, como serviços médicos e bancários são indispensáveis para a população.
- Governo Federal destinará R$ 88,2 bilhões a estados e municípios para combate ao coronavírus - Ações foram definidas conforme solicitação de governadores.
- Serviços de comunicação são considerados essenciais no fornecimento de informações à população - não podem ser paralisadas.
- "Economia não pode parar", diz Bolsonaro ao setor produtivo brasileiro - Presidente liderou videoconferência com empresários para tratar sobre medidas de enfrentamento à epidemia e sustentabilidade da economia nacional.
- Entra em vigor estado de calamidade pública no Brasil - Em sessão virtual inédita, Senado Federal reconheceu pedido enviado na quarta-feira (18) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
MP 927 - Dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), e dá outras providências.

Curtas / Dinheiro

Página 8 - Jornal Virtual Norte

Medicamentos controlados: regras para receitas - Anvisa

Alteração temporária inclui aumento da quantidade permitida em notificação de receita e receita de controle especial, além da entrega de medicamento controlado no domicílio do paciente.
Foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta terça-feira (24/3) a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 357/2020, que altera temporariamente as regras para prescrição e dispensação de medicamentos controlados. Uma das alterações é o aumento da quantidade máxima de produtos permitida em notificações de receita e receitas de controle especial. Outra é a possibilidade de entrega de medicamentos controlados no domicílio do paciente.
Fonte: Anvisa

Da Redação

Solicitamos, via Chat, informações à Ultrafarma sobre a Portaria da Anvisa. O telefone não estava disponível na semana.

Resposta:
Sr, realmente foi liberado pela Anvisa, porém as farmácias precisam se adequarem para ter o serviço de retirada de receita para conferência. Nesse momento não temos, porém está sendo avaliado.
A compra de medicamentos controlados no momento é apenas em lojas, com receita em mãos.
Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2020)

Veja nas edições anteriores.

O prazo de envio
Iniciou às 8 horas do dia 2 de março e termina às 23h59min59s do dia 30 de abril de 2020.

Quem já entregou?

Já entregaram a Declaração, 7,5 milhões de contribuintes.

Atenção: Envio indisponível no período da 1 hora às 5 horas (funciona 20 horas por dia).


Imposto de Renda Simples e MEI

Declaração: Prorrogado para 30/06 (antes -Simples 31/03 e MEI 31/05)

Pagamentos também adiados para Simples e MEI
Faturamento de:
Março - de 20/04 para 20/10
Abril - 20/05 para 20/11
Maio - 22/06 para 21/12. Fonte: Receita Federal

Curtas / Dinheiro

Página 9 - Jornal Virtual Norte

Receita Federal faz doação

Receita Federal doa termômetros a laser ao Governo do Espírito Santo para combate ao Covid-19
Doação foi realizada de forma célere para ajudar na luta contra a pandemia.

Receita entrega 5 milhões de máscaras ao Ministério da Saúde
Material será destinado de forma célere para atender profissionais em função da pandemia da Covid-19.


Aprovada na Câmara a ajuda aos informais

A ajuda será de R$ 600,00 aos trabalhadores informais sem carteira assinada, inclusive os MEIs, que tenham renda familiar até R$ 3.135 ou R$ 519 por pessoa. Os que recebem Bolsa Família terão que optar por um deles. Agora vai ao Senado para aprovação.


Supremo Tribunal Federal
Ministro Alexandre de Moraes autoriza destinação de R$ 1,6 bilhão ao Ministério da Saúde, para combate ao coronavírus Pedido de realocação de verba recuperada da Petrobras na Operação Lava-Jato foi apresentado pela PGR (Fonte: STF)


Renovação de CNH e Licenciamentos - Suspensa

Deliberação 185 de 19/03- Denatran
Dispõe sobre a ampliação e a interrupção de prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. (Denatran)
NOTA FISCAL PAULISTA
Governo não divulga todos os ganhadores


O prêmio de R$ 1 milhão saiu para um morador de Bauru, de 67 anos, que concorreu com 11 bilhetes na extração de março do programa Nota Fiscal Paulista. O sorteio também proporcionou uma renda extra para outros 599 consumidores, contemplados com quatro prêmios de R$ 500 mil, 10 prêmios de R$ 100 mil, 15 de R$ 50 mil, 20 de R$ 10 mil, 50 de R$ 5 mil e 500 prêmios de R$ 1 mil. No total, foram 650 prêmios que somam R$ 6,7 milhões.
Para saber os números de todos os bilhetes premiados de um sorteio do ano corrente, os respectivos valores de cada prêmio, o município e bairro para onde saíram, basta clicar no link disponível na "Data Limite Publicação do Resultado" no Cronograma abaixo:

Sorteio 136 / NF de nov.19 / Prazo Recl. 25/02/2020 / nº. Bilhetes 06/03/2020 / Data Extração 07/03/2020 / Data limite (Deveria abrir Link) 13/03/2020 Fonte: Fazenda/NFPaulista
Da redação: clicando na últiuma data (13/03) o Link não abre. O de dezembro abre.

604 edições sem derrubar
uma única árvore

Jornal Virtual Norte ®
Ano XIII


Água

Página 10 - Jornal Virtual Norte

SÃO PAULO NÃO TEM SÓ O SISTEMA CANTAREIRA

Nível das represas que abastecem SP

Represas nível Pluviometria no mês /
média hist. do mês
Guarapiranga 83,2% 42,8 / 153,7mm
Alto Cotia 101,6% 99,6 / 149,1
R. Grande (Billings) 89,2% 67,6 / 186,6
Rio Claro 98,9% 109,0 / 245,7
Tietê 89,4% 55,8 / 172,8
Cantareira 64,2% 76,7 / 178,8
Média do mês 87,75% 75,25mm / 181,1mm
Média de fevereiro 89,66% 290,63mm / 202,45mm
Média de janeiro 78,60% 206,75 / 251,58mm
Média de dezembro 72,75% 124,68 / 202,1mm
Média de novembro 74,23% 118,46 / 147,23mm
Média de outubro 76,21% 39,01 / 130,90mm
Fonte Sabesp - Dados de 27/03

Centro de Apoio ao Trabalhador - EMPREGOS



JORNAL VIRTUAL NORTE ®

ANO XIII


Telefones de Emergência
Pronto Socorro - 192
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil - 199
Polícia Civil - 147
Polícia Militar - 190
GCM - 153
Prefeitura - 156
Disque Denúncia - 181
Procon - 151
CET - 1188
SUGESTÃO
Salve nossa página em Favoritos e tenha acesso a vários LINKs de utilidade pública.

Curtas

Página 11 - Jornal Virtual Norte

Política de Publicidade

A nossa política de publicidade é fundamentada no respeito aos nossos leitores da internet, que acessam nossas páginas buscando informações regionalizadas (zona norte de São Paulo) de utilidade pública, lazer e esporte, e sempre que possível linkadas.
Por princípio editorial, não comercializamos página inteira e janelas de propaganda (pop-up). Nosso modelo de diagramação permite que 1/3 de nossas páginas internas possam ser ocupadas com mensagens publicitárias no sistema de cms de altura por colunas (4). Nossas edições são publicadas na internet às sextas-feiras e as edições anteriores são mantidas pelo período de 12 meses, inclusive os anúncios. Diferente de outras publicações, onde se utiliza: preço máximo por clique, preço mínimo, taxa de clique, número de vezes, ordem de inserção, aliados a dificuldade do anunciante visualizar seu próprio anúncio, tudo isto com pagamento adiantado, a nossa proposta é que nossos anunciantes sejam vistos sempre que a página for aberta na internet, com preços justos e acessíveis, e a serviço de nossa comunidade.
Fale conosco!

Cartas










Este espaço está reservado para você, internauta. Envie sua reclamação ou sugestão para WhatsApp 11 96068-4766
Ecopontos na região:

Vila Guilherme
R. José Bernardo Pinto,1.480
Vila Sabrina
Av. do Poeta, 931

Santana
Av. Zaki Narchi, alt. do 360

Horário de funcionamento das 8 às 17h.
de 2ª. a 6ª.-feira e aos sábados até as 15h.

Voltar para a 1ª página
BANCAS DE JORNAL

Não é permitido a reprodução de textos, fotos e vídeos sem autorização prévia. Obrigado.